top of page

Homens também têm varizes 


Quando o assunto são varizes, as pessoas logo associam às mulheres, mas não é bem assim. Estudos mostram que cerca de 30% dos homens têm estas veias dilatadas que, geralmente de coloração púrpuro-azulada, surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Quando surgem as varizes?

Elas aparecem quando as veias das pernas não funcionam corretamente. O sangue que circula pelas veias vai das pernas de volta ao coração. Dentro das veias, existem pequenas válvulas que deixam o sangue circular apenas em direção ao coração. Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula normalmente e acumula nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e dilatação das veias.

Portanto, varizes não são problema de saúde exclusivo das mulheres, mas também dos homens, e tratá-las é importante não só pela questão estética, mas sobretudo para garantir a saúde.

O que causa as varizes?

A principal causa é herança genética, ou seja, Se algum dos pais tem varizes, é muito provável que os filhos também venham a ter. Excesso de peso, sedentarismo e o estilo de vida são outros fatores que também contribuem para seu desenvolvimento. As pessoas que ficam muito tempo paradas em pé ou sentadas na mesma posição tem mais chances de sofrer deste mal.

Quanto antes tratar, melhor

Ao contrário da mulher que, ao descobrir um vasinho na perna, logo procura o médico, os homens normalmente demoram mais para tratar o problema. O homem ainda se vale do fato de os pelos das pernas esconderem as varizes pequenas e aí deixam o problema de lado, permitindo que se agrave. Muitos adiam a consulta por preconceito. Somente quando sentem dor, inchaço ou percebem manchas marrons nas pernas resolvem dar atenção ao problema.

A demora para tratar só aumenta os riscos de complicações. Varizes não tratadas podem ficar maiores, causando piora da dor, aumento do inchaço, sangramento, inflamação e até mesmo feridas nas pernas.

Diagnóstico e tratamento

O cirurgião vascular é o médico especialista indicado para diagnosticar e tratar de varizes. No Incor Rio Preto, o médico conta para auxiliá-lo no diagnóstico com o ultrassom doppler, exame em que verifica se as veias estão funcionando corretamente ou se estão obstruídas.

Como se prevenir de varizes

A melhor maneira de se prevenir de varizes é praticar atividade física regularmente. Caminhada, corrida e ciclismo são as mais indicadas por exigirem movimentos repetitivos com as pernas sem que se faça muita força. Tênis, futebol e outros esportes coletivos são excelentes, desde que praticados com regularidade. Estes exercícios melhoram a circulação, fazendo com que o sangue chegue mais fácil ao coração.

Outra forma de prevenção é evitar ficar parado em pé ou sentado por muito tempo. Movimentar as pernas e realizar pequenas caminhadas ajuda a estimular a circulação. Manter-se no peso certo, além de evitar as varizes, ajuda a prevenir o diabetes, doenças do coração e das articulações.

147 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page