top of page

Estudo mostra que nozes, castanhas e outras oleaginosas fazem bem ao coração.

Nozes, castanhas e outras oleaginosas fazem muito bem ao coração. Sim. É o que mostra pesquisa feita pela Penn State University, nos Estados Unidos, publicada recentemente no periódico Journal of Nutrition. Uma porção diária destas oleaginosas pode alterar as bactérias do intestino — ou a microbiota — em favor do coração.



A microbiota intestinal, ou seja, os micro-organismos que habitam o intestino têm papel importante no desenvolvimento de problemas cardiovasculares como a hipertensão.


A pesquisa envolveu 42 pessoas obesas ou com sobrepeso, entre 30 e 45 anos. Antes do experimento começar, todas seguiram o mesmo cardápio por duas semanas.


Após isso, foram divididas aleatoriamente em três grupos, cada qual com dieta diferente da dos outros.

O primeiro substituía fontes de gordura saturada por oleaginosas (entre 57 e 99 gramas ao dia). Já os outros dois substituíram os alimentos com gordura saturada por óleos vegetais com diferentes composições de gorduras saudáveis.


Antes, durante e depois de ingerirem as dietas, os 42 voluntários passaram por exames para aferir a saúde cardíaca, como medição do nível de colesterol, triglicérides, pressão arterial, entre outros.


Concluído o estudo, os pesquisadores constataram que o grupo que se alimentou de oleaginosas cultivou uma microbiota mais benéfica ao coração. "A dieta à base de nozes aumentou, no intestino dos voluntários, o número de bactérias que já foram associadas com benefícios à saúde no passado", destacou o nutricionista Penny Kris-Etherton, autor do artigo no Journal of Nutrition.




688 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page