top of page

Começo de ano é hora de fazer o check up médico.

Começo de ano, época de fazer o balanço da vida e cuidar muito bem dela. Para isso, muito importante é agendar uma consulta com o cardiologista para passar por um bom check up.



O Incor Rio Preto conta um corpo clínico multidisciplinar, com cardiologistas, clínicos gerais, angiologistas e cirurgiões vasculares, urologistas, pneumologistas e reumatologistas aptos a realizar o check up e exames preventivos diagnósticos.


O que é o check up médico


O check up médico pode envolver exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Ele é muito importante como forma de prevenção de doenças e problemas de saúde.


Por que fazer o check up médico anual


Afinal, o quanto antes doenças forem detectadas, aumentam muito as chances de que o tratamento seja mais simples, menos traumático e – o mais importante – eficaz, com o resultado esperado.


Vale o velho ditado popular: prevenir é melhor do que remediar.


Lembre-se de que cada pessoa é única, assim, não há um padrão de check up. O médico irá solicitar os exames que avaliar serem os mais adequados de acordo com o diagnóstico, faixa etária, sexo, histórico familiar e de doenças.


Exames feitos no check up médico


Entre os exames mais solicitados pelo médico, estão: Eletrocardiograma e ecocardiograma


Solicitados, principalmente, a partir dos 40 anos de idade, estes exames auxiliam o cardiologista a avaliar as condições do coração, identificando a possibilidade de o paciente ter insuficiência cardíaca, arritmias, taquicardias doenças congênitas ou do pericárdio e insuficiência coronariana.


Teste ergométrico


Conhecido também como teste de esforço, ele também ajuda o cardiologista a avaliar o funcionamento do coração. Neste teste, o paciente anda sobre esteira, enquanto eletrodos espalhados pelo corpo levam informações de como está funcionando o seu sistema cardiovascular enquanto caminha ou corre.


O teste ergométrico é aliado do médico para diagnosticar o risco de infarto e doença arterial coronariana, entre outros problemas no coração, e para o controle de doenças cardíacas pré-existentes.


Teste de pressão arterial


A pressão arterial pode ser aferida de várias formas, com uso de aparelhos digitais ou esfigmomanômetro. O acompanhamento da pressão previne riscos de infarto, derrame e detecta hipertensão.


Toque retal


Feito, geralmente, pelo urologista para identificar se há alterações na próstata, por exemplo, o tamanho. O exame é rápido, não causa desconforto, importante prevenção para o câncer e outras doenças.


Dosagem da enzima de PSA


É o exame de sangue específico com o objetivo de analisar os níveis de PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) que, se alterados, indicam a possibilidade de inflamação ou câncer na próstata.

305 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page