• institutodocoracao

Check-up médico

Você já se perguntou qual a importância do check-up médico? A verdade é que os exames de rotina são importantíssimos, já que ajudam na prevenção e identificação de doenças. Além do mais, quanto antes o tratamento se inicia, maiores serão as chances de recuperação.



Afinal o que é check-up médico?


O check-up médico nada mais é do que a realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais. Seu objetivo é fazer uma avaliação de sua saúde, além de diagnosticar precocemente uma determinada doença em estágio inicial que ainda não tenha apresentado sintomas.


Quando a sua importância?


O recomendado é realizar os exames anualmente, principalmente se o paciente tiver mais de 30 anos de idade. No entanto, tudo vai depender de como anda a saúde. Para quem se enquadra em algum grupo de risco ou que já possui determinada doença, independentemente da idade, é fundamental fazer o acompanhamento médico e seguir as recomendações.


Histórico familiar


Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.


Idade avançada


A prevenção é importante em qualquer idade mas, para quem já passou dos 40, ela é ainda mais essencial. Isso porque, com o avançar dos anos, todo o corpo se transforma: o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do corpo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Nesse momento, procurar um geriatra pode ser a melhor escolha, pois esse médico tem como foco justamente a prevenção e o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento do paciente.


Ter um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa.


O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, é importante que, mesmo quem não possua doenças diagnosticadas ou histórico familiar, realize o check-up regularmente.


Sua saúde é o seu principal bem.








50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo