top of page

8 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Você já fez o exame do colesterol?

Aqui vai uma dica. Aproveite este Dia para anotar em sua agenda para agendar uma consulta médica.


Aí vai uma informação para você ter ideia do quanto isso é importante.

Quatro em cada dez brasileiros adultos têm níveis de colesterol elevado, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral, um importante fator de risco de morte.

Estima-se que cerca de 60 milhões de brasileiros ou 40% da população que apresentam colesterol acima do normal, com riscos para a saúde. E destes, mais de 6 milhões nunca fizeram o exame preventivo.


Os males causados pelo colesterol alto


O colesterol é uma substância gordurosa importante para vários processos orgânicos, entre eles a formação das células, a produção de hormônios, de vitamina D e de ácidos que ajudam a digerir as gorduras.

Existe o colesterol bom e o colesterol ruim, como você vai ver ao final deste texto. O problema é que o ser humano necessita apenas de uma pequena quantidade de colesterol no sangue, produzida quase que totalmente pelo fígado.

O excedente acaba se acumulando nas paredes das artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares e aterosclerose, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode levar a problemas cardíacos, como infarto, e acidente vascular cerebral.


Quais as causas do colesterol alto?


Obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios físicos são as principais causas. Outra é o consumo excessivo de gordura saturadas e gordura trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete.

Até as pessoas que não comem muitos alimentos industrializados e gordurosos podem ter problemas com o colesterol.

A hereditariedade é outro fator determinante do colesterol alto, mesmo em pessoas de hábitos saudáveis.


Como se prevenir do colesterol alto


Atitudes e hábitos simples bastam para controlar o colesterol. São eles:

- consultar-se regulamente com o cardiologista;

- manter uma alimentação adequada e saudável;

- praticar exercícios físicos regularmente.


Colesterol bom X colesterol ruim

Nem todo colesterol é prejudicial. O colesterol é composto de frações. O LDL-colesterol é chamado colesterol ruim, pois causa todos os problemas citados acima, quando em excesso. Já o HDL-colesterol, ou colesterol bom, em quantidades adequadas, representa fator de proteção das artérias, dificultando a entrada do LDL colesterol. O excesso do LDL colesterol o leva para dentro das paredes das artérias de qualquer parte de nosso organismo, constituindo a placa aterosclerótica. Com o tempo, esta placa aumenta de volume, podendo obstruir parcial (angina) ou totalmente a artéria (infarto) ou ainda torná-la mais suscetível a um rompimento. A melhor forma de elevar os níveis de colesterol bom (HDL) é praticar atividade física regularmente.

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page