top of page

14 de novembro | Dia Mundial do Diabetes

Ter um estilo de vida saudável é seu melhor aliado contra essa doença.




O Dia Mundial do Diabetes foi criado para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população. Tem como foco alertar para o impacto do diabetes, e ajudar os portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis, e o crescimento do diabetes é alarmante, a incidência de diabetes tem aumentado e Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.


Embora existam diferentes tipos de diabetes, o tratamento é multiprofissional, ou seja, deve incluir uma equipe que possa dar suporte ao paciente e seus familiares. Neste cenário, o profissional de nutrição pode atuar tanto na prevenção de alguns tipos como no tratamento daqueles já com o diagnóstico


Através da alimentação é possível ajudar a controlar diabetes, Entre os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento estão a obesidade, sedentarismo, colesterol alto, pressão alta, idade e histórico familiar. Por isso, a adoção de bons hábitos de vida é tão importante para preveni-lo.


Como controlar a doença?


1. Manter uma boa alimentação rica em frutas, legumes e vegetais é muito importante para quem tem a doença, pois esses alimentos contêm grandes quantidades de fibras. Eles auxiliam na diminuição da absorção da glicose sanguínea e proporcionam saciedade, o que faz com que o indivíduo coma menos.


2. Pratique exercícios físicos, quando uma pessoa se exercita, é possível diminuir o risco e controlar o Diabetes, fazendo com que o corpo use melhor o açúcar do sangue. Além disso, manter o corpo em movimento afasta o risco de AVC ou infarto, que é aumentado entre pessoas com Diabetes. Por isso, consulte um médico para que ele possa indicar a atividade física ideal para você.


3. Dormir bem pode ser um grande aliado para quem tem Diabetes. Isso acontece porque dormir menos do que 6 horas por dia pode piorar o controle do açúcar, pois o organismo produz mais do hormônio cortisol, que em grandes quantidades pode aumentar o acúmulo de gordura na região do abdômen.


4. Quem tem a doença precisa manter a glicemia controlada, pois isso é um indicador de que o Diabetes possa estar controlada, o que garante mais qualidade de vida. Assim, algumas atitudes podem evitar a oscilação da glicemia, como manter o peso controlado, optar por carboidratos de baixo índice glicêmico e fazer o monitoramento regular dos níveis de glicose.


5. Respeite o horário das refeições, é fundamental que a pessoa diabética siga os horários das refeições ao considerar as 3 principais refeições (café da manhã, almoço e janta) e também os lanches no intervalo entre elas. Quem passa muito tempo em jejum pode sobrecarregar o corpo com a produção de insulina. Por isso, alimente corretamente e dê preferência aos alimentos integrais.


6. Evite ingerir bebidas alcoólicas, quem tem a doença precisa tomar cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, pois elas conduzem a glicemia tanto para cima quanto para baixo. Logo, a bebida alcoólica ideal para pessoas diabéticas é o vinho tinto seco, mas é fundamental beber com moderação. Além disso, somente o médico pode dizer qual a quantidade correta que o indivíduo pode consumir.


Como vimos, é muito importante saber como controlar o Diabetes para evitar maiores problemas. Por isso, mantenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e realize um acompanhamento médico com seu profissional de confiança. Com isso, é possível manter uma vida mais saudável e com qualidade de vida.

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page