top of page

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

Diabético deve redobrar cuidados com o coração.

Este sábado, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes, doença crônica que tem grande impacto na saúde do coração, se não tratada.

As doenças cardiovasculares são as complicações decorrentes do diabetes que mais levam à morte. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos.


Prevenção


Para diminuir o risco de infarto, os cardiologistas do Incor Rio Preto orientam ao diabético ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e, se fumante, eliminando o vício. Fazer exames periódicos e usar medicações preventivas prescritas pelo médico também são fundamentais.

A incidência de complicações cardiovasculares é grande no diabetes devido ao aumento dos níveis de glicose no sangue, que, juntamente ao colesterol e a pressão arterial, provocam a formação de placas de colesterol que entopem as artérias.

O aumento excessivo da glicose no sangue também favorece a maior produção de coágulos que podem obstruir as artérias, reduzindo ou impedindo o fluxo de oxigênio para o coração. Os danos causados ao músculo cardíaco podem ser fatais ou deixar sequelas irreversíveis no diabético, como a insuficiência cardíaca.

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page